segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO ALPINISTAS: CRACKOLANDIA

Representamos, neste final de semana, 21 e 22 de maio, o experimento poético


PROJETO ALPINISTAS: CRACKOLANDIA.

O sentido desse trabalho se apoia em contextos com os quais somos obrigados a lidar em nosso cotidiano: a convivência com usuários de crack, a exposição a assaltos, a violência, entre outras tantas estruturas que permeiam nossa vida pós-moderna.

O experimento tem como atores: Elias Pintanel, Laerte Brandão, Mauricio Mezzomo e Mauricio Rosa. Os figurinos e cenário são de Marcelo Silva. A encenação e concepção de luz são de Adriano Moraes.

No PROJETO ALPINISTAS: CRACKOLANDIA usamos como referencia autores de teatro como Osvaldo Dragun, Goethe, Jean-Luc Lagarce, Philippe Mynyana, entre outros. A base teórica se apoia em Stanislavski/Grotowski (Método de acoes físicas), Bataille (O erotismo) e Lehmann (Teatro Pós-Dramático).


No próximo final de semana, 28 e 29 de maio, representaremos o experimento, novamente no Teatro do COP, sempre as 22h00min.


Para participar desse experimento e' preciso enviar um e-mail para:

ufpel.teatro@gmail.com e aguardar o aceite.


Compareca!

sábado, 7 de maio de 2011

Work in Process

07 de maio


15h


foyer do theatro guarany





os alpinistas

a partir da obra de osvaldo dragún

núcleo de teatro universitário

Escola Itinerante de Espectadores

O Núcleo de Teatro Universitário segue desenvolvendo por escolas de Pelotas e região sul o projeto "Escola Itinerante de Espectadores". Esse projeto tem como objetivo principal o estímulo de formação de espectadores de teatro. E isso ocorre por meio de ações que deixam explícito o modo de fazer teatro. Utilizamos, para tanto, uma forma de espetáculo-jogo: um espetáculo que acentua a relação de jogo entre atores e personagens e, entre estes, e os espectadores.


Espetáculo-jogo em Candiota:

Em 2010 o projeto atingiu um público de aproximadamente 9000 espectadores. Para 2011 estimamos atingir um número de aproximadamente 15000 espectadores. Vale lembrar também que a "Escola Itinerante de Espectadores" será desenvolvida por um período de 10 anos ininterruptos.


Espetáculo-jogo no Sítio Floresta, Pelotas:


O interessante do espetáculo-jogo é que ele pode ser adaptado em qualquer espaço. Isso equivale a dizer, em outras palavras, que qualquer escola pode ser também um teatro. Fazer com que professores e estudantes compreendam que o espaço da escola pode ser também um espaço cênico estimula a imaginação e a criatividade.


Espetáculo-jogo em escola do centro de Pelotas:


Por fim, cabe ressaltar que o projeto "Escola Itinerante de Espectadores" promove também oficinas de teatro para estudantes e professores. Isso faz com que os alunos da universidade envolvidos no projeto exerçam ações sócio-culturais-educativas de forma ampla: conhecem os contextos escolares da cidade de Pelotas e da região. Com isso, espera-se, que no futuro, na qualidade de artistas-docentes, possam contribuir de forma efetiva para o pleno desenvolvimento da cidadania.