terça-feira, 4 de outubro de 2016

Núcleo de Teatro apresenta artigo na 2ª Semana Integrada

De 26 à 30 de setembro de 2016, aconteceu a 2ª Semana Integrada da Universidade Federal de Pelotas e o III Congresso de Extensão e Cultura.

O Núcleo de Teatro fez-se presente através do bolsista Mike Steyvanne que apresentou o artigo: Ações Cênicas - Significando o Homem no Círculo.



Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas e buscou apresentar o processo criativo e de montagem que os bolsistas vivenciaram através de experimentações de imagens e ações teatrais que deram vida à cena: O Círculo.

Todos elementos que compunham a cena, desde o texto do romeno Matéi Visniec que inspirou o grupo na montagem do trabalho até mesmo as técnicas utilizados, bem como a abordagem de temáticas cotidianas presentes na cena foram discutidas e levadas ao público na apresentação deste artigo, no dia 27 de setembro.

Durante o evento, a cena também foi apresentada dentro da programação da mostra cultural, nas dependências da Biblioteca Municipal de Pelotas na noite de 26 de setembro.

Oficina na E.E.E.M. Nossa Senhora de Lourdes

No dia 04 de outubro de 2016 os bolsistas Thairone Dorneles, Evelin Suchard e Mike Steyvanne foram recebidos na E. E. E. M. Nossa Senhora de Lourdes para realizarem uma oficina introdutória ao teatro e de preparação do ator.


O convite foi realizado pela professora Jaqueline Barcellos que desenvolve um trabalho voltado para a arte, tendo enfoque no teatro e no vídeo.

Os alunos tiveram o primeiro contato com técnicas teatrais e foram orientados pelos bolsistas do Núcleo de Teatro da UFPel a utilizar tais técnicas na montagem e execução de seus trabalhos artísticos voltados para as linguagens cênicas e que serão apresentados na escola.




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Estreia da cena: O Círculo


No dia 02 de setembro, durante a programação do evento Vértices - Perspectivas Culturais, que aconteceu nas dependências do Centro de Artes, o Núcleo de Teatro da UFPel teve o prazer de estrear a cena: O Círculo.

Inspirada no texto: O Homem no Círculo, extraído do livro: O Homem Lixo ou Teatro Decomposto do romeno Matéi Visniec, a cena estimula o espectador a identificar as zonas de conforto em que vive e a compreender a necessidade de se ter limites entre elas.


A cena que tem no elenco Evelin Suchard, Mike Steyvanne e Thairone Dorneles, foi apresentada no auditório do Centro de Artes da UFPel e após, foi realizado um bate-papo com o público onde podemos debater as ideias e impressões por trás da obra.


A equipe do Quindim Cultural esteve presente na estreia e também conversou com os bolsistas e com o coordenador do projeto Daniel Furtado sobre o processo de montagem da cena e os aspectos abordados no trabalho.
Clicando AQUI você poderá ler a reportagem feita pelo Quindim Cultural e acessar aos vídeos de entrevista com os bolsistas e com o coordenador do Núcleo de Teatro.




Fotos: Quindim Cultural




Oficina na E.E.E.M. Dom João Braga

No dia 17 de junho deste ano foi a vez da E.E.E.M. Dom João Braga receber os bolsistas do Núcleo de Teatro da UFPel. Nesta tarde ensolarada de muitas lutas o Núcleo de Teatro realizou uma oficina introdutória ao teatro para somar as atividades que foram realizadas durante a ocupação dos secundaristas. O Núcleo de Teatro da UFPel agradece a calorosa recepção e apoia toda forma de luta que seja em favor do progresso educacional em nosso país.







Bolsistas realizaram oficina durante ocupação

No dia 09 de junho de 2016, os bolsistas Evelin Suchard, Mike Steyvanne, Thairone Dorneles e Caio Paglis estiveram na E. E. E. M. Monsenhor Queiroz, na cidade de Pelotas, e realizaram uma oficina de introdução teatral aos secundaristas, que na ocasião ocupavam o espaço da escola. O Núcleo de Teatro da UFPel agradece a recepção e apoia a luta dos estudantes por uma educação de qualidade.