segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A origem do Núcleo de Teatro da UFPel

A manifestação artística na área de artes cênicas na UFPel teve início em 1968 com o Grupo Odontoarte. Seguiram-se a este outros grupos formados em unidades de ensino, como na Faculdade de Medicina, coordenado pelo Prof. Novacruz (1982) e do CAVG coordenado pela Profª. Mariza Hallal dos Santos (1983).
O teatro universitário, durante o período de 1986/87, uniu-se ao Grupo DESILAB da ETFPEL e em 1989 se caracteriza por apenas apoiar grupos teatrais que contavam com elementos integrantes do meio universitário, como o Grupo Teatro Frio, Grupo E.A. de Teatro.
Depois de um período de inatividade, o Teatro Universitário ressurge em 1995 por iniciativa do Departamento de Arte e Cultura, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, contando com o apoio da professora do Instituto de Letras e Artes, Fabiane Tejada da Silveira, atual coordenadora do Grupo.
Em sua nova fase, agora incentivada pela professora Isabel Bonat Hirsch, Diretora do DART, passa a chamar-se Grupo de Teatro Universitário Dito e Feito, fazendo sua estréia com performance baseada em texto de Millôr Fernandes.
A partir de 1997, conta com novos integrantes na pesquisa da obra de Nelson Rodrigues e Bertolt Brecht, foi montada uma livre adaptação da peça Anjo Negro, que destacou-se recebendo prêmios em festival de esquetes. Além destes projetos, o Teatro Universitário pretende abrir cursos para professores e alunos da rede de ensino, instrumentalizando o espaço escolar para uma cultura teatral, e manter uma oficina permanente para a comunidade universitária.
No mês de outubro de 1998, o espetáculo "O Casamento do Pequeno Burguês", de Brecht, ganha os prêmios de melhor espetáculo, figurino, cenário, atriz e ator no Festival Gaúcho de Festival Amador, promovido pela Federação de Teatro Amador do Rio Grande do Sul, fase regional de Viamão, ficando comprometido com uma apresentação no dia 21 de novembro, na fase final do festival, onde concorrerá com os grupos vencedores das outras regionais.
Com os seus objetivos bastante ampliados, hoje o grupo de trabalho decidiu mudar a denominação de "grupo" para Núcleo de Teatro Universitário, com sede no Departamento de Arte e Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Nenhum comentário: