sábado, 1 de maio de 2010

Experiência Teatral

Meu primeiro contato com o teatro foi ainda na minha infância, através de um projeto de tempo integral na escola onde estudava, nesse projeto, fazia os cursos de teatro, dança e canto coral.
Meu primeiro espetáculo teatral foi no ensino fundamental de primeira a quarta série, estava na 3a ou 4a série e o nome do espetáculo era “O príncipe e o papagaio”, eu era um papagaio, preocupado em dizer o texto. A professora Eliane Gauze, que me dirigiu nessa peça foi a minha posterior diretora em meu grupo de teatro, Atlaspatoart, foi quem, aos dezessete anos reencontrei em uma oficina de teatro com duração de aproximadamente 8 meses, realizado pela prefeitura municipal de Pato Branco, ela era quem me dava novamente aulas de teatro, com duas aulas por semana de três horas, em outubro de 2005 apresentei uma peça de Jorge Amado chamada “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, foi uma experiência única, não no sentido de ser a melhor da minha vida, mas por ter sido realmente uma só vez, lembro-me de entrar no palco depois de uma colega ter repetido a cena duas vezes, eu dando as minhas “dançadinhas”, indo pra lá e pra cá com o corpo, com insegurança no texto. Nesse mesmo mês entrei para o Grupo de Teatro Atlaspatoart, o qual fiz parte até o final de 2009.
No grupo Atlaspatoart construí minhas principais experienciais em teatro com maioria das peças escritas ou adaptadas por minha diretora, e também de outros integrantes do grupo, nesse grupo continuei tendo um pequeno contato com dança também. Esse era um grupo patrocinado, contávamos, além da diretora, com a coreógrafa Ingried Muller.
No meu antigo grupo fui a diferentes cidades, e construí além de minha concepção teatral um ambiente familiar, onde tinha meus melhores amigos. Foram experiências, em palco italiano, na rua, teatro empresarial, animação de festas, além de trabalharmos com algumas técnicas circenses.
Também trabalhei na atual Escola Municipal de Artes de Pato Branco, antes Centro de Artes, como instrutor de teatro, circo e também iniciei o projeto de musicalização.
Hoje faço parte do Núcleo de Teatro Universitário da UFPEL, onde posso ter uma experiência ainda mais intensa do fazer teatral.





Lucas Brizola e Maurício Mezzomo, em Shakespeare a`La Brasil (Releitura de Sonhos de uma noite de verão), 2009, pelo grupo Atlaspatoart.

Texto de Maurício Mezzomo

2 comentários:

GEPPAC-UFPel disse...

Pelo que tudo indica você tem 200 anos. Fico impressionado com seu estilo conciso, técnico. Apenas outro dia te vi com um sorriso de esbanjamento. Era a alegria da saudade.
Você tem contribuído muito conosco. Espero que ainda contribua por muito tempo.
E viva o cerebelo!!
Evoé!
Beijos, Adriano

Mauricio Mezzomo disse...

Quase um ano de trabalho com o núcleo... errei, aprendi, confundi... já não tenho mais tanta certeza do que o cerebelo faz nesta história toda... mas se alguém realmente tem paixão e gosta de fazer teatro por fazer teatro o núcleo é o lugar... E poder contar com o Adriano é simplesmente incrível...
Amo muito tudo isso!!!