segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reflexão final: considerações sobre o trabalho



Por Mauricio Rodrigues

O trabalho do Núcleo de Teatro foi durante todo o ano sustentado por uma prática de treinamento de ator e experimentos cênicos. Estes experimentos tinham como referências principais dois teóricos: Stanislavski e Grotowski.

Neste ano participei do Núcleo de Teatro e senti que o projeto estava criando muitas demandas. Foi um ano com bastante trabalho e movimentos. Iniciamos o ano de 2010 trabalhando basicamente com treinamento de ator e estudos de textos teóricos. Logo depois montamos o espetáculo teatral “... E o gato não comeu!!!!!” e começamos a apresentá-lo em escolas e para escolas. Foi aí que surgiu o espetáculo-jogo, que é o atual formato da peça, onde explicitamos o jogo teatral, tendo assim um resultado mais pedagógico por mostrar para as crianças como funciona o teatro.

Fizemos várias apresentações na cidade de Pelotas e redondezas levando o espetáculo-jogo e mantendo esse diálogo com o público, sempre explicando o funcionamento do jogo, a fim de estimular as crianças à prática teatral.

Trabalhamos também com outra peça chamada “A História é uma História”, que foi dirigida por Elias Pintanel, nosso colega.

Para dar conta deste aumento de solicitações do trabalho o elenco trabalha no mínimo vinte horas por semana. Este tempo é dividido em ensaios, estudos, reuniões, organização do ambiente de trabalho, treinamento de ator, apresentações de espetáculos e oficinas.

Sinto que o ano de 2010 foi bastante produtivo. Acredito que o grupo teve muitos ganhos e progressos. Como a produção intensa. Considero o contato com as escolas e com as crianças o ponto principal no meio da extensão. Acho que a contribuição com a comunidade e com o próprio curso de Teatro da UFPel foi muito grande. O curso estará formando licenciados em teatro no próximo ano e este contato das escolas com o fazer teatral contribuirá e facilitará o trabalho desse grupo em sala de aula.

Acho que este ano a contribuição maior na minha formação de ator foi trabalhar com a flexibilidade. Tivemos vários problemas para serem resolvidos e tivemos de achar soluções. Foi bom para eu compreender que os trabalhos podem acontecer mesmo com esses obstáculos. O grupo se reunia e encontrava estratégias de trabalho. Acho que isto contribuiu com todo o elenco na área da improvisação. Aumentados nossas capacidades de jogo, acredito.

Considero que 2010 como um passo muito grande na formação de público, o que sempre foi uma das principais preucupações do projeto.

Espero que em 2011 esse trabalho continue andando e evoluindo. E eu acredito nisso.

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