quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pra que serve?

Silêncio e olhares de fuga, aqueles de alunos que ficam se escondendo do professor para não serem chamados à resposta, foi o que seguiram a pergunta que não quer calar...

É engraçado, essa rotina de trabalho intensa; a busca pela plasticidade corporal, o descobrimento de ações físicas, os textos para escolher e decorar, as tragédias para ler, a prova para estudar, o fichamento para fazer, os projetos paralelos, os... , as..., e... seu corpo dói, sua cabeça está cansada, mas você está feliz, afinal, está fazendo o que sempre quis. A dor e a exaustão trazem uma sensação boa de dever cumprido, mas aí vem a pergunta, o silêncio e a dúvida.

Certa vez, depois de um desabafo cansado, um amigo me acalantou dizendo: a vida é assim, você tem que trabalhar, tem que acordar cedo, ser bom no que faz, ganhar dinheiro, poder ter um plano de saúde e poder, também, pagar um para os filhos que você pode vir a ter, se você ganha mesada, sua mãe não vai durar para sempre, e nem é isso que você quer, ou é? Então se acostume com a correria, uma hora não dói mais. De fato, nem dói mais, mas, tudo isso pra que?

O médico cuida da sua saúde, o engenheiro constrói o apartamento que você mora, o advogado tira você da cadeia, até o político, se não for corrupto, cuidará do seu bem-estar, e o ator? Afinal, Para que serve o teatro?

Ingênua e genuinamente sempre quis mudar o mundo, fazer um mundo melhor, mais justo, com pessoas mais justas, mais sensíveis, mais felizes. O teatro seria o veículo ideal para a disseminação desses ideais, o que seria mais perfeito do que reunir um grupo de pessoas com pensamentos pares e mudar o mundo através da arte? Cutucar a sociedade, despertar as pessoas que vivem suas vidas como robôs, no automático, não olham para o lado, não fazem amor, não são felizes e tentam “comprar” a sua felicidade.

Foi então, que numa discussão a cerca da necessidade do teatro, meu orientador disse que o teatro não mudava nada, justificando propondo um reposicionamento do meu olhar, perguntou o que acontecia quando eu visitava uma galeria de arte, se ao ver um quadro aquilo mudava minha vida, se depois de ver um filme eu não apenas ficasse tocada, mas de fato passasse agir diferente... não deve ter pingado em ninguém pois fiquei bem murchinha depois desse balde de água fria que me jogaram por cima. Murcha, mas não resignada, é exatamente a realidade que não nos satisfaz que queremos e devemos mudar.

Sim, tive que concordar; um quadro, um filme, uma peça não muda minha vida, mas então como explicar que filha de mãe médica, pai médico, padrasto médico, irmãs médicas, dindo médico, sem nenhum estímulo ou contato com arte além de fraquíssimas aulas de educação artística no ensino fundamental, que mais são um momento de recreação pra “encher lingüiça” no currículo escolar, sem nenhuma pré-disposição a mudar ou ser mudada, constrói uma aptidão tão grande por teatro e arte? Freud explica? Prefiro acreditar que não uma, mas duas ou três peças, quadros, filmes, músicas e principalmente pessoas podem sim, mudar uma vida.

A pergunta que não quer calar não encontra agora nem tão cedo encontrará uma resposta. Por enquanto sigo com a minha visão romântica de teatro, exercitando meu corpo e minha mente para mudar, sim, a sua vida, como um vírus que está só a espera da sua resistência baixar para tomar conta de todo o seu corpo. Quer se contaminar?

*dedico esse post a duas professoras que de repente nem tem idéia de quanto foram importantes na construção da minha personalidade, Tânia (física) e Marise (matemática).


Texto de Martha Grill

11 comentários:

Juliana Cordeiro disse...

É Martha...Também prefiro acreditar que a arte é capaz de mudar a vida de alguém,pois ela mudou a minha e ainda continua mudando!
Espero conseguir fazer o mesmo ou apenas despertar coisas boas na vida de muitas pessoas!

Milena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milena disse...

a busca toda vem de dentro, o que você pretende é mudar a sua vida, não a dos outros, porque isso é o que você pode fazer, o resto é probabilidade. O intuito inicial é que foi essa a maneira que você escolheu de dar sentido a sua vida, de faze-la mais bonita, e para isso serve.

Mari Mendoza disse...

Mesmo te conhecendo há muito tempo e muito bem, cada dia fico mais impressionada com o que fazes e com o que crias. Tua imaginação me surpreende e sei que a tua arte já atingiu e alegrou a vida de muita gente, ainda que sejas uma artista em fase de amadurecimento. As coisas podem não parecer claras no momento em ocorrem. Mas depois de um tempo tudo faz sentido, as peças se encaixam e a gente começa a entender para que serviu toda a dedicação e esforço despendido. A falta de respostas às nossas perguntas não deve ser razão para pararmos de questionar e, muito menos, para pararmos de fazer aquilo que nos faz feliz!

Sallymoon disse...

Eis que acho pensamentos teus parecidíssimos com os meus: Mudar o mundo, sonhar, idealizar... realmente uma visão romântica. Que eu tenho e preciso ter. Creio que cada um de nós precisa desse contato com a energia romântica do teatro, aquela que está lá no fundo, no núcleo, talvez nossa
herança platônica acerca da sociedade e de nós mesmos. Podemos ser o que idealizamos? Vamos tentar isso nos transfigurando através Teatro? Daí seu vínculo com a arte e sua serventia necessária a mudanças de vidas, sim. Seja para a reflexão social, familiar ou pessoal. Ou apenas por isso e aquilo. Vamos contaminá-los e nos contaminar. Belo texto.

LALÁ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LALÁ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LALÁ disse...

AMIGA...
Num mundo vazio e fútil onde vivemos,a arte foi uma das coisas que restaram para nos mostrar q algumas pessoas ainda tem sensibilidade o suficiente para senti las;e outras o lindo dom de saber expressa la...
embora falar para q serve a arte, seria como responder para q serve a vida...
ainda assim posso afirmar q a arte serve como uma forma de levar nossa cultura para as pessoas,q a arte seja uma ponte entre a nossa existência e a nossa história...
nem precisa ir muito longe para explicar,grandes artistas foram grande gênios...que precisaram sentir para nos darem as respostas...
então podemos ainda dizer,que a arte serviu para facilitar nossa vida,e essa vai para akeles que não sentem nada...e não expressam nada,e ainda se questionam para que serve a arte.
seja através de um livro,de uma peça,de uma tela,de uma descoberta...a arte além de servir para nos dar prazer,serve tbm para aumentar nossos conhecimentos,nos dar mais inteligência,inspiração...
e o mais importante...A ARTE SERVE PARA TORNAR O MUNDO TÃO "FEIO" EM QUE VIVEMOS MAIS BONITO...

ALAÍDES PEREIRA..

Fábio Ochôa disse...

Se arte pode ou não mudar uma vida? É essa a grande questão, não? Talvez sim, talvez não, mas cada vez acho mais irrelevante a resposta.

O que sei é que de qualquer maneira seguiria criando obras, com público, sem público, com apoio, sem apoio, independente de contextos, sem qualquer ideologia para justificar isso, apenas porque é assim que minha vida funciona e a criação é (para mim) algo inevitável, inerente e indiscutível.

O que será que leva a gente a ser assim, não?

Unknown disse...

Martha!!
Simplesmente adorei o que escreveste e o modo como aprecias a arte.
O teatro assim como a literatura,a música,as artes plásticas entre outras artes nos tornam mais humanos.
Para alguns apenas um momento de catarse, para outros novos ou renovados sentidos à vida.
A arte nos faz lembrar que a confusão dos 'eus' e os questionamentos é que nos impulsionam a procurar um feliz caminho.

Vinícius Ebersol disse...

Engraçado como a vida é algo estranho. Embora um artista "amador" e um amador das artes em geral venho retificar o comentário do teu professor. Eu tenho medo de quem acha que a arte não faz sentido na vida. Posso citar alguns exemplos:

* Chico Buarque e toda sua obra;
* Miguel de Cervantes com o livro Dom Quixote, que embora alguns séculos atrás mostrou o choque entre o ideal e o real;
* Atahualpa Yupanqui e sua importância para o folclore sulamericano.

O que esses 3 artistas supra citados representam? Representam gênios! Influenciaram leitores, ouvintes e outros artistas. Com certeza fizeram alguma coisa pela arte, pela humanidade. Àqueles que acham que a arte não muda a vida de uma pessoa, fale isso para o público que sai emocionado após um espetáculo, que reflete sobre o drama, a situação da personagem.

Não acredito em arte pela arte, acredito em arte pelo povo. Faça o seu espetáculo, pra mudar o mundo, ou morra tentanto.