quarta-feira, 21 de abril de 2010

Prática teatral

Fui iniciado teatralmente em oficinas de teatro na cidade de Rio Grande onde participei de algumas peças. Em 2008 ingressei no curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Pelotas, e no mesmo ano começo a participar do projeto “Núcleo de Teatro da UFPel”, onde trabalho questões práticas de ator juntamente com um embasamento teórico principalmente focado nas teorias Stanislavskianas e Grotowskianas. Neste projeto trabalho sobre mim mesmo, desenvolvendo uma pesquisa onde o objeto principal de investigação sou eu, meus limites e minhas dificuldades, tanto físicas como psíquicas. Este processo de autoconhecimento é o que me da material de trabalho, ou seja, me conheço para poder me desnudar afim de tirar uma máscara (minha, cotidiana) e colocar outra, essa construída por mim de acordo com a personagem trabalhada. Para este autoconhecimento pratico um treinamento físico no qual estudo questões de percepção do meu corpo, neste treinamento, através de uma seleção de exercícios percebo e desenvolvo tanto minhas capacidades corporais quanto as vocais e criativas. Após um período de treinamentos já percebo diferenças, não sei exatamente o por que destas mudanças, e nem consigo explicá-las, mas as práticas teatrais me modificaram tanto no lado profissional quanto no pessoal.
A prática teatral modifica as pessoas.

Mauricio da Rosa Rodrigues

Maurício na montangem teatral do Núcleo "CRIAS", 2009.

Um comentário:

Martha disse...

dindinho, orgulho purinho!