Histórico


     Em outubro de 1995, a atriz e professora do Instituto de Letras e Artes (ILA) da UFPel, Fabiane Tejada da Silveira, organizou um grupo de alunos e professores interessados em pensar uma proposta de projeto de extensão em teatro para UFPel, nas dependências do Departamento de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, na época dirigido peça professora Isabel Bonat Hirsch, criou-se o Projeto Teatro Universitário.

(trecho tirado do livro: Memória do teatro da UFPEL/RS: dez anos do Nucleo de teatro Universitário (1995-2005)/Fabiane Tejada da Silveira, Ursula Rosa da Silva.  Pelotas: Ed.Universitária, UFPel,2006.)

   Existem registros de grupos de teatro dentro da UFPel que remontam ao ano de 1968 com o Grupo Odontoarte.  Ao longo dos anos, mais grupos se constituíram dentro das unidades acadêmicas da UFPel, como na Faculdade de Medicina e CAVG.

     Depois de muitos grupos formados, o término de muitos, união entre eles, o teatro universitário da UFPel “entra” num período de inatividade, isso no final da década de 80. Mas ressurge em 1955 por iniciativa Departamento de Arte e Cultura, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, contando com o apoio da professora do Instituto de Letras e Artes, Fabiane Tejada da Silveira, coordenadora do Projeto nos anos de 1995 até 2005.

     Segue-se então as primeiras apresentações do Grupo de Teatro Universitário (O Núcleo de Teatro só começou a se chamar Núcleo de Teatro nos últimos anos pela sua pluralidade de atividades dentro do campo teatral) com performances baseadas em textos de Millôr Fernandes. Em 1997 estudos e apresentações em cima da pesquisa sobre Nelson Rodrigues e Bertold Brecht.Apenas para citar alguns do trabalho no começo do Núcleo.


Bibliografia:

Memória do teatro da UFPEL/RS: dez anos do Nucleo de teatro Universitário (1995-2005)/Fabiane Tejada da Silveira, Ursula Rosa da Silva. Pelotas: Ed.Universitária, UFPel,2006.