quarta-feira, 14 de julho de 2010

Assuma suas vontades!

A jornada me transformou. Ter ido até o evento de estudos teatrais em Blumenau, na semana passada, chamou a minha atenção e admiração em alguns pontos. Primeiro era o ambiente instalado. Pessoas de vários lugares do Brasil foram lá mostrar os seus trabalhos, suas pesquisas dentro do campo teatral. As falas tinham peso, o olhar tinha convicção e o ambiente estava tomado por uma sensação, ou sentimento: “Eu faço teatro! Eu pesquiso teatro! Vivo, sobrevivo de teatro! E morrerei fazendo teatro!” As pessoas que se encontraram no evento, ou estavam terminando o doutorado, ou terminando o mestrado. Eu era um dos poucos (eu não achei outra pessoa lá, na verdade na mesma ‘casta’ universitária que eu) que está ainda na graduação na jornada toda. Isso de fato me deixou numa situação de desconforto, mas ao mesmo tempo feliz, por estar ali, e ter aprendido tanto em apenas dois dias.

O segundo ponto era o ambiente em si também! O terceiro ponto também, o quarto, o quinto, o milésimo ponto! Todos! As pessoas falavam de teatro, sobre seus estudos, seus trabalhos, peças que viram. Era teatro correndo nas veias, saindo da alma pelo corpo inteiro.

Sinceramente, o lugar me fez lembrar Grotowski, Stanislavski, Artaud, Zé Celso, Antunes Filho, Brecht, todos os mestres, todos os grandes atores, porque as pessoas que lá estavam tinham algo em comum com todas essas figuras (e outras não mencionadas): o amor ao teatro. A entrega total, o querer, a vontade de fazer e assumir essa condição de: EU FAÇO TEATRO!


Texto de Elias Pintanel

Nenhum comentário: