segunda-feira, 11 de julho de 2011

Núcleo de Teatro na IV Jornada Teatral

Os bolsistas Elias Pintanel, Laerte Sancho e Mauricio Mezzomo participaram da “IV Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais”. A Jornada ocorreu nos dias 7 e 8 de Julho na cidade de Blumenau. A participação foi possível pelo apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio da concessão de Bolsa Auxílio Viagem (BAV).

Reflexões sobre a participação

A metodologia de apresentação dos trabalhos foi a de sessões coordenadas divididas em eixos temáticos. Cada um de nós integrou uma sessão de trabalho. Essa metodologia permitiu que fossem otimizadas as discussões dos grupos. Os pontos de vistas de cada pesquisador foram postos em discussão de forma democrática. Todos puderam ouvir e ser ouvidos a partir das suas reflexões.

Além das sessões de trabalho, participamos de palestras com professores brasileiros, argentinos e colombianos; assistimos ao filme “O rei da vela” apresentado por Renato Borghi, uma oportunidade única em conhecer esta obra que revolucionou a cena teatral brasileira; e por fim pudemos assistir a três espetáculos teatrais na cidade de Blumenau.

Vale registrar que durante os intervalos na programação do evento houve um intenso intercambio de conhecimento. Conhecemos pessoas de diferentes regiões da America Latina, com opiniões particulares sobre as diversas manifestações cênicas.

Nenhum comentário: