sexta-feira, 1 de julho de 2011

Oficinas de Teatro a Distância

Os integrantes do Núcleo de Teatro da UFPel ministraram nos últimos quatro meses duas oficinas de teatro a distância. Integraram as oficinas estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPel. As oficinas concluídas no final de junho tinham como temática principal a interação entre Teatro e Imaginário e ênfase na tensão entre jogo e espetáculo na escola.

Ministradas via moodle as oficinas proporcionaram a estudantes de cidades como Herval, Arroio dos Ratos, Seberi, Paranaguá, Camargo, etc, uma introdução teórica e também prática para estudantes de pedagogia. A parte teórica foi realizada por meio de debates no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e a parte prática ocorreu em escolas das cidades-pólo UAB-UFPel. As estudantes montaram grupos de teatro em suas localidades (escolas, igrejas, comunidades, etc)

Com essa ação o Núcleo conseguiu estabelecer um importante contato com o interior do RS. E, nessa açõe de extensão, pudemos compreender como tem funcionado o teatro em diversos lugares de nosso Estado.

No próximo semestre estão previstas novas oficinas. Contudo, a ideia é desenvolver as seguintes oficinas específicas: "dramaturgia gaúcha"; "história do teatro do RS"; "o espetáculo, o jogo e o espetáculo-jogo na escola"; "grupos de teatro do RS".

Nenhum comentário: